Museu oferece palestra a estudantes de biologia do IFAL

Pedro Barros - estudante de jornalismo

Quinta-feira (13/10), às 19:30, no Salão de Exposição do Museu de História Natural (MHN), o Prof. Dr. Renato Gaban Lima, curador da coleção de aves, ministrou uma palestra expositiva sobre coleta, preparação e manutenção de coleções científicas de vertebrados para alunos do curso noturno de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) – Campus Maceió.

A palestra foi voltada a assuntos específicos aos estudantes do curso. Nela foram abordados os tipos de coleções de vertebrados, os métodos empregados no processo de coleta, a preparação e organização do material biológico para as coleções e a legislação pertinente à atividade de coleta de espécimes. Tomando uma mostra do acervo do MHN como material expositivo, a palestra teve como finalidade mostrar os objetivos das coleções científicas (tanto para pesquisas como para atividades de extensão universitária), evidenciando a importância delas como testemunho da diversidade biológica do Estado de Alagoas.

O evento foi uma oportunidade para abrir discussões e responder questões diversas dos alunos. A aluna Kyccia Oliveira conta que a visita ao museu “foi uma experiência maravilhosa”. “Aguçou uma curiosidade que eu achei que estava esquecida e me mostrou que o museu deveria ser visto com outros olhos”, conta. “Quero agradecer pelo carinho e paciência que os professores Fábio Menezes e Renato Gaban tiveram com a nossa turma, mostrando que os professores podem ser o diferencial na vida dos alunos e que os projetos de incentivo a Educação Ambiental devem ser passados a diante para os nossos futuros alunos e para a comunidade em que vivemos."

"A visita técnica gerou diversas sementes de estudo e dedicação na área científica. O curso de Biologia tem o atrativo de permitir a inclusão dos alunos em vários projetos de pesquisa, e com certeza muitos agora atentam para uma realidade antes desconhecida, a pesquisa na área ambiental. Tivemos um vasto conhecimento de como podemos compreender o mundo ao nosso redor e como podemos interferir nele de forma positiva”, conta o prof. Ebenézer Bernardes, da disciplina Introdução a Sistemática e Filogenética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma