MHN leva exposição itinerante ao Parque Municipal de Maceió

Por assessoria

Crianças, adultos, estudantes e turistas terão a chance de conhecer mais sobre a diversidade biológica, paleogeológica e arqueológica de Alagoas. Entre os dias 08 de outubro e 07 de novembro, o Parque Municipal de Maceió recebe a exposição itinerante do Museu de História Natural (MHN) da UFAL, intitulada “Biodiversidade de Alagoas: Dos Fósseis à vida atual”.


A exposição busca despertar o espírito científico e o amor à natureza, disseminando os conhecimentos, valores e comportamentos voltados para a preservação dos nossos ecossistemas. Em suas outras versões itinerantes, já foi visitada por mais de 4 mil pessoas.
Quem visitar a exposição vai ter a chance de conhecer um pouco da diversidade de Alagoas através de exemplares da fauna, flora e fósseis de diversas regiões do Estado. A exposição traz também uma parte de arqueologia e geologia, que entre outros destaques traz a maquete de um vulcão.
Segundo o diretor técnico do MHN, Prof. Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva, contribuir com o ensino é um dos principais objetivos do museu. "Um tipo de exposição como essa deve ser atrelada com o conhecimento de sala de aula. Não é só mostrar curiosidade, mas também aquilo que tem a ver com o dia-a-dia das pessoas. Muitas vezes, os professores não levam um material diferenciado porque não têm", explica.
Segundo Lopes, a exposição também é uma maneira de aproximar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos setores do MHN com a comunidade alagoana.

"Esta é uma oportunidade de levar cultura à comunidade, levar coisas que eles poderiam não ver da diversidade biológica e geológica, principalmente no meio urbano. Também vamos projetar o museu, torná-lo mais conhecido pela população, escolas e turistas - ouvir suas opiniões, aprender com eles, saber o que querem ver - e fazer com que mais pessoas se interessem e lutem para manter o Museu aberto".

Sobre o Museu de História Natural

O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN-UFAL) é um órgão suplementar ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UFAL) e tem como atribuições a Pesquisa e a Extensão.

Desde a sua criação, em 1991, vem desenvolvendo estudos nos ecossistemas locais e em outros Estados, valorizando também o conhecimento das populações tradicionais sobre o uso dos recursos naturais do estado.

Desses estudos resultam coleções sistemáticas científicas e didáticas, testemunhas de nossa biodiversidade (atual e fóssil), das riquezas minerais e da ocupação humana no decorrer da história (arqueologia e antropologia).

Exposição: “Biodiversidade de Alagoas: Dos Fósseis à vida atual”
Local:  Parque Municipal de Maceió
Período:  08 de outubro até 07 de novembro
Horário:  08:00 às 17:00
Contatos:  mhnufal@gmail.com


  • Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/mhnufal
  • Siga-nos no Instagram @mhnufal



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma