MHN participa da 3ª Bienal de Orquídeas do Nordeste

Bolsista do herbário ministrará palestra no evento que vai de 8 a 10 de abril
Na Bienal serão ministradas palestras e oficinas todos os dias das 9h às 15h, além da exposição e venda de flores ornamentais. Paralelo a Bienal das Orquídeas, acontecerá a 21ª ExpoAobal, exposição organizada a cada seis meses pela associação alagoana.
O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será representado na Bienal pelo graduando de Ciências Biológicas e bolsista do Herbário do museu, Wictor Thomas Corrêa, que ministrará uma palestra sobre taxonomia básica para orquidófilos.
O MHN conta com 12 espécies de Orquídeas no acervo de Botânica, das quais quatro são endêmicas do Estado, como é o caso da Prostechea alagoensis, orquídea encontrada apenas em Alagoas. Outra espécie importante é a Cattleya labiata, conhecida como Rainha do Sertão, esta orquídea era encontrada em toda Mata Atlântica mas foi extinta de vários estados. Alagoas é um dos estados em que ainda é possível encontrar a espécie.
Para o estudante, além de possuírem caráter terapêutico e estarem ligadas ao lazer e bem-estar, as orquídeas possuem importante função para a manutenção da biodiversidade. “Elas [as orquídeas] possuem grande importância ecológica para o meio ambiente. Existe uma ligação muito grande entre as flores, insetos e aves, elas servem de alimento assim como meio de reprodução e ciclo de vida”, enfatizou ele.
Para participar da Bienal e da Exposição, que começam na próxima sexta-feira, não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita. Confira a programação na imagem em anexo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma