Programação da Exposição de 26 anos do Museu de História Natural

Em comemoração aos seus 26 anos de existência, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) preparou uma programação com atividades diversas para toda a semana.  Além dessas atividades, acontecerá a abertura da exposição permanente do MHN com o tema Alagoas: do mar ao sertão.

Todas as atividades acontecerão na sede do MHN localizada na Av. Amazonas, no Prado (Praça da Faculdade).

Confira a programação:

9/5 (Segunda-feira)

16h - Cerimônia de reabertura da exposição.

10/5 (Terça-feira)

9h às 11h - Atividade de socialização: Gestão do Patrimônio: o caso do Museu de História Natural da UFAL - Leandro Gonçalves (MHN-UFAL).

14h às 16h - Palestra: A coleção herpetológica do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas" -  Ma. Selma Torquato (Herpetologia MHN-UFAL).

11/5 (Quarta-feira)

9h às 11h - Atividade de socialização a respeito do curso "Segurança de Acervos Culturais" realizado em maio do ano passado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST – Maria Carolina Padilha (MHN-UFAL).

14h às 15h – Herbário: Amostragem e Coleta de Material Botânico- Renato Alexandre da Silva Barbosa, estagiário do Setor de Botânica (ICBS-UFAL)

15h às 16h - Palestra: O Herbário do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas – Prof.ª Dra. Letícia Ribes de Lima (ICBS-UFAL; MHN/UFAL).

14h às 18h - Visitas guiadas aos setores de Geologia e Paleontologia - Prof. Dr. Ana Paula Lopes (IGDEMA-UFAL; MHN/UFAL) e Prof. Dr. Jorge Lopes (ICBS-UFAL; MHN/UFAL) e Ornitologia (Prof. Dr. Renato Gaban-Lima).
Limite de participantes: 10 pessoas.
Tempo de duração: 20 Minutos

12/5 (Quinta-feira)

9h às 12h – Mesa redonda “Inventário e Catalogação das aves de Alagoas: estabelecendo parâmetros regionais para análises de bioindicação”.

- Apresentação do projeto de longo prazo que vem sendo realizado pelo Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves - LSEA/UFAL". Prof. Dr. Renato Gaban-Lima (ICBS-UFAL; MHN/UFAL).

- Listas das Aves de Alagoas e a distribuição geográfica do conhecimento ornitológico. Laurene Coimbra da Silva Cavalcante (Graduanda em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC do LSEA).

- Aves do Parque Municipal de Maceió: a relevância desse fragmento florestal para o ambiente urbano. Williams Oliveira da Silva (Graduando em Ciências Biológicas e colaborador PIBIC do LSEA).

- Aves urbana e qualidade ambiental: o que a ornitofauna do Campus A. C. Simões (UFAL) nos informa? Taina Karoline Guedes (Graduanda em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC do LSEA).

14h às 16h - Palestra: A coleção de mamíferos do Museu de História Natural: 4 anos de avanços – Ma. Anna Ludmilla Nascimento (Mastozoologia MHN-UFAL).

13/5 (Sexta-feira)

9h às 11h - Palestra: Arqueologia, museu e educação patrimonial: conhecer para valorizar, valorizar para preservar - Mayana Castro (Arqueologia MHN-UFAL).

14h às 16h - Mesa redonda: Orquídeas e Bonsai.

- Taxonomia básica para orquidófilos - Wictor Thomas (Graduando em Ciências Biológicas, estagiário do Herbário MUFAL).

- Bonsai: arte na palma da mão - Vitor Martin (Paisagista, professor de bonsai, mestrando da Escola Europeia de Bonsai).

Coordenadora: Núbia Lima (Bióloga, mestre em Proteção de Plantas).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma