Museu de História Natural promove 2º Fim de Semana no Museu


Programação terá lançamento de novas exposições voltadas para a Arqueologia
Graziela França- estudante de Jornalismo

Após o sucesso da primeira edição, nos dias 6 e 7 de agosto, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará o 2º Fim de Semana no Museu. O evento conta com variada programação que aborda, de maneira ampla, o trabalho arqueológico. Além disso, haverá atrações culturais e artísticas e inauguração de duas novas exposições.
Durante dois dias, terão diversas apresentações com a temática cultural da literatura de cordel. Muita música, dança, oficinas para todos os públicos e teatro de fantoche infantil, vão ressaltar a importância do trabalho arqueológico e da preservação do patrimônio cultural para o conhecimento e a identidade de um povo.
O evento foi organizado pela arqueóloga do MHN, Mayana de Castro, que conta com a parceria de membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico (Nepa) da Ufal. O objetivo é apresentar à comunidade aspectos diversos da Arqueologia em Alagoas, além de ressaltar a importância da valorização da cultura para o Estado.
Segundo a arqueóloga do MHN, eventos que divulguem a área são importantes para que as informações não fiquem apenas no âmbito acadêmico e científico. “O patrimônio cultural é de todos, então todos devem ter a oportunidade de conhecer e entender sobre os seus bens culturais, para, consequentemente, se identificar, valorizar e preservar seu patrimônio cultural”, destacou Mayana.
Novas exposições
No 2º Fim de Semana do Museu acontece também a abertura de duas novas exposições arqueológicas, sendo uma de artefatos e outra fotográfica. A exposição de artefatos Alagoas Arqueológica conta com materiais disponibilizados pelo Nepa da Ufal e apresentará diversos elementos da Arqueologia em Alagoas. Já a exposição fotográfica O que o arqueólogo faz?mostra por meio de imagens como acontece o trabalho de um arqueólogo.
O MHN fica localizado na Av. Amazonas, no Prado (Praça da faculdade), e funciona das 9h às 17h. As inscrições nas oficinas serão realizadas antes do início da atividade e a participação nas atrações do evento é gratuita.
Confira a programação no anexo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma